Re:Eleições

Átila | 03/10/2010

De fato sua indagação é muito boa e digna de muitos debates. iniciemos o mesmo. Como é de nosso conhecimento, no atual momento várias são as organizações que se autointitulam como bolcheviques e dessas várias são as que estão inseridas no contexto de acharem que é através do sulfrágio universal, das eleições, que é por dentro das instituições que haverá uma mudança radical para a vida das pessoas. (fato pouco provável).
Já uma pequena parte dos que se intitulam como Bolcheviques propõem o voto nulo, mas de forma programática, ou seja, desacretida na política e nos partidos que ai estão, mas não a negam por completo, visto que acreditam que o seu partido seria uma forma de representação dos trabalhadores, desempregados etc. em um outro contexto. Desta forma entendemos que esta forma de puxar o voto nulo, pouco contribui para a formação da classe trabalhadora, visto que está não propõe a autogestão, a autoorganização por parte dos trabalhadores para superarem o capital(ismo). Pelo contrário, eles preferem eleger iluminados que irão dar o norte para a classe trabalhadora seguir, lhes tirando a autonomia da qua Marx defendia ao afirmar: "A emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores"
Karl Marx

Com seu posicionamento os bolcheviques, esquecem que é na luta diária, na organização dos trabalhadores, que eles tomam a consciência de sua luta contra o sistema. Ao invés disso acham que vão implantar uma consciência de classe de maneira quase que por osmose. Acho que este é em parte o pensamento do grupo, mas esperemos que os demais se manifestem. o debate está aberto para todos que se sentirem a vontade.

Novo comentário